20/03/2020 16:20 - por Dr. Emerson Setti

Brasil tem 1128 casos e 18 mortes pelo coronavírus

No país, com as 18 vítimas confirmadas pelo Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade do novo coronavírus está em 1,6%

Segundo o Ministério da Saúde, em 30 dias 5 milhões de testes rápidos serão distribuídos para todo o país. "Isso vai aumentar muito a velocidade de diagnóstico em todo o Brasil", disse hoje João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do ministério da Saúde.

créditos da foto: Ministério da Saúde

"Vamos tentar fazer um pouco como a Coreia do Sul fez, como Cingapura fez, aumentando bastante a testagem e, com isso, inclusive a mortalidade deve cair", afirmou Gabbardo.

O próprio ministério admite que há muitos casos que não estão sendo notificados. "80% dos casos são assintomáticos, é claro que a gente não tem como saber, por isso que as medidas de isolamento são importantes", completou o secretário executivo.

Ontem, uma portaria do ministério declarou que o Brasil inteiro possui transmissão sustentada —quando não há identificação da origem do vírus. Até a última quinta, a pasta argumentava que esse tipo de contaminação estava presente apenas nos estados de São Paulo e Pernambuco, no interior de Santa Catarina, e nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O estado de São Paulo continua liderando a lista das unidades federativas com mais contaminados. São 459 casos confirmados e 15 mortes. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 119 casos. A região Sudeste representa 56,9% de todos os casos. Até o momento, todos os estados da federação apresentam casos confirmados, à exceção de Roraima.

Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde, afirmou que os casos de coronavírus no Brasil ainda estão concentrados nas grandes cidades.

"A maioria absoluta dos casos está em municípios com mais de 500 mil habitantes. Ainda temos uma epidemia concentrada nos grandes centros, daí a importância das medidas que estão sendo adotadas pelos gestores das cidades e os cuidados que estamos tendo com os grandes centros", disse Oliveira.

fonte:https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/21/casos-confirmados-de-coronavirus-sobem-para-1128-brasil-tem-18-mortes.htm ☞ Acesso em 20/03/2020

Dr. Emerson Setti é advogado registrado na OAB/PR sob o nº 69.182, foi membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PR - portaria 150/2014; "Acreditamos que o direito é a defesa, e deve ser acessível para todos.”

E.S. Advocacia Criminal